Banner do sinais dos tempos fotos de cruz no céu, catástrofes e paraíso

O que são e a importância das revelações privadas

É muito conhecido que a principal ou mesmo única característica que diferencia as revelações privadas ou particulares das revelações públicas (a Bíblia) é a não obrigatoriedade de aceitação como divinamente revelada. Por não ser de obrigatória aceitação não significa que ela seja sem importância, uma vez que é da vontade de Deus se manifestar no tempo para algum assunto específico e isso chamamos de atividade profética e assim temos liberdade de escutar ou não à Deus em suas diversas manifestações. Cristo não veio para abolir a lei e os profetas, mas veio para cumprir, levar a perfeição, aperfeiçoar essas atividades.

Apócrifos x revelações privadas

Estas revelações podem ser melhores que um apócrifo, porque são mais atuais, Deus falando hoje para o povo. A distinção entre obrigatoriedade e não obrigatoriedade de uma mensagem não deveria ser para os apócrifos? Esses poderiam ser revelações privadas ou não obrigatórias. As revelações privadas não pretendem ter autoridade pública porque têm sua simplicidade e surgem fora do meio eclesiástico. E estas revelações estão ligadas à oração e à profecia para determinado tempo e não em estabelecer nova doutrina sobre a fé, diferente da pretensão de alguns apócrifos. Então essa categoria e nome que colocaram nas revelações privadas, não deveria mudar como no verbete do Dicionário de Espiritualidade da Paulus [1], no qual revelações privadas são chamadas apenas de comunicações místicas? O nome “revelações” parece dar uma maior dignidade a elas, mas ao mesmo acabam dando maior negatividade às privadas porque é rebaixada como algo que deve ser descartado por não ser obrigatório de crença.

Como se manifestam e importância

As revelações privadas são como guia do Espírito Santo que é aquele que continua a obra de Cristo, explicando a Palavra. E podemos notar os vários níveis em que elas se manifestam: desde as pequenas moções do Espírito Deus nos chama a fazer ou deixar de fazer algo. Nas visões e outras manifestações em comunidade como os carismas do Espírito Santo, a comunidade que escutou leva a sério para aquele momento e produzem efeitos verificados por várias pessoas.

Uma das formas que é dada a revelação privada é em forma de diálogo em que Deus fala a uma alma, locução interior, essa forma de revelação está na mística. Nesse tipo, entre várias obras de santos, temos, na obra mais conhecida do cristianismo depois da Bíblia que é a Imitação de Cristo, a revelação partindo dessa forma: "Jesus:" ou "Voz de Jesus:". Nas aparições marianas, por se espalharem mais rápido as revelações acabam sendo taxadas logo de não obrigatórias, não que não seja, mas que não deixa de merecer um apreciamento de fé do fiel para ver se Deus está falando.

Alguns questionam por que as revelações estariam repetindo algo que já está na fé, e se atentássemos à doutrina não precisaríamos de revelação. Ora, se estivéssemos em um mundo tão perfeito em que os católicos seguissem a Escritura, a doutrina e o magistério, não precisaríamos não só de intervenção sobrenatural, mas também de curas e milagres, ou da atividade profética bastando apenas esperar logo o fim dos tempos.

Uma das condições para vir o fim dos tempos é levar o evangelho a todas as nações "então virá o fim" Mateus 24,14. Não saberíamos o estado do mundo se Nossa Senhora em Fátima não tivesse revelado antes das duas guerras. Fazemos muitas especulações racionais se o mundo está bom ou ruim, ou indo para a perdição, mas só Deus por meio do Espírito revela ao mundo o pecado "Paráclito ... convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo." João 16,7-8. Dizer que o mundo está mal até os pagãos dizem.

O católico precisa estar sempre renovando sua fé e ele faz isso tanto pessoalmente ou comunitariamente para que as pessoas se unam e reafirmem sua fé para o mundo. A renovação passa por uma experiência pessoal ou comunitária, sendo comunitária requer que o fiel se reúna com outras para orar ou fazer uma peregrinação. A intervenção de uma aparição ou revelação de místico ajuda a renovar no nível pessoal e comunitário, e nesse, ajuda a formar peregrinações. Renovar é ter uma nova motivação ou reviver a motivação primeira que tivemos da fé. Somos apegados facilmente à rotina logo a fé vai se esfriando e vamos esquecendo dela, não conseguimos renovar a fé longe de Cristo, por isso visitas ao Santíssimo Sacramento, um retiro, peregrinações e uma exortação dada por uma revelação é sempre necessário.

Revelações e seus benefícios

Para compreensão e mudança do mundo:

Fátima – prevê as guerras e pedido para rezar o rosário para obter paz e o fim da guerra.

La Salette – antecipa os acontecimentos que estão por vir e que era para ser levado a sério.

Oração e liturgia:

Fátima – estabelece a devoção ao Imaculado Coração e chama à reparação dos pecados (comunhão dos santos), e urgente penitência.

La Salette – chama a importância dos sacerdotes para clamar a misericórdia; chama todos a se prepararem pela urgência.

Santa Margarida Maria Alacoque – devoção e festa do Sacratíssimo Coração de Jesus.

Beata Juliana de Liège – Submeteu a teólogos as visões para instituição da festa do Sacratíssimo Sacramento.

Para clarear assuntos da fé:

Santa Catarina de Sena – Deixou obras de grande valor espiritual e teológico.

Revelação em Fátima em visão o céu e inferno – recordação de tema pouco falado: novíssimos

Anna Catharina Emmerich – explicação detalhada da paixão e partes do antigo e novo testamento

Autor: Angelo Farias

Data: 21/04/2023
Voltar