Banner do sinais dos tempos fotos de cruz no céu, catástrofes e paraíso

A visão não-católica que atingiu parte do clero

"Quando o homem peca, todo o cosmo sofre com isso"
Santa Hildegarda de Bingen, Doutora da Igreja Católica

Um artigo [1] com a opinião do presidente da comissão para doutrina da fé da CNBB tem a pretensão de esclarecer a abordagem dos católicos sobre a pandemia, mas na entrevista acaba revelando o pensamento nada cristão que tem tomando parte do clero. Veja um trecho da entrevista ao comentar se a vinda do vírus covid-19 é castigo ou permissão de Deus:

"Deus permite as consequências das ações do próprio homem que hoje por exemplo está de certa forma destruindo a natureza, a terra, nossa casa comum."

Se tem medo de pregar a visão cristã básica: Deus, homem e pecado, que acaba de ser substituída pela visão pagã: Deus, homem e terra(gaia). No tal mal feito à mãe-terra, esta teria alguma autonomia para repreender o homem porque ele cortou algumas árvores em algum lugar do mundo. O homem não mais desagrada a Deus por meio do pecado e do afastamento dEle, mas quando o homem destrói a natureza, e esse conceito de destruir a natureza já é algo altamente subjetivo e nunca se chega ao concenso por envolver casos muito específicos. Se teologos modernistas da época de Karl Rahner estavam reclamando que não havia uma fronteira clara para dizer que há ou não pecado - minimizando assim o pecado -, imagina com esse novo conceito de pecado ecológico.

Em outra pergunta o entrevistado fala que se salva se o pecador reconhecer o seu pecado, mas que pecado? O contra a mãe-terra (gaia)? O artigo pode ter sido uma reação por colocarem o vírus como um castigo divino, mas a diferença aí é apenas de terminologia. Um castigo acontece por repreensão a alguma má ação do homem. Deus permite que aconteça por causa da má ação do homem - seja o pecado mesmo ou a mãe-terra -, dá no mesmo. Se Deus tudo controla, usar a palavra Deus "permite" é mais suave do que "castigo", porque "permitir" mostra que Deus e o ser humano estavam incomodados e segurando as consequências da maldade para que não caísse sobre os homens Deus acaba permitindo que caia o mal. Uma palavra como essa "permitir" pode dar até mais esperança de que Deus está próximo da situação, é um efeito psicológico, mas pode ter um efeito positivo para evitar que alguém caia em desesperança. Pode ser que o tal clero entrevistado acredite que é pecado a transgressão aos dez mandamentos, mas ao repetir muitos termos usados hoje que levam à confusão, ele acaba colaborando para a visão de mundo pagã que distorce toda a fé cristã.

 

[1] http://www.cnbb.org.br/na-ultima-sexta-feira-27-de-marco-pela-primeira-vez-o-mundo-se-uniu-em-oracao-ao-papa-francisco-para-acompanhar-direto-da-praca-sao-pedro-vazia-a-bencao-extraordinaria-urbi-et-orbi-que-geralment

 

Angelo - Sinaisdostempos.org

Autor:

Data: 10/04/2020
Voltar